quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nietzsche podia prever...

ECCE HOMO, "PORQUE SOU TÃO ESPERTO", §10 (1888)
[...] Em nenhum instante da minha vida se poderá apontar um gesto pretensioso ou patético. O pathos das atitudes não pertence à grandeza; quem em geral necessita de atitudes é falso... Cuidado com os homens pitorescos! - A vida se tornou para mim leve, levíssima, quando reclamava de mim o mais pesado. Quem me viu setenta dias deste outono, em que eu, sem interrupção, só fiz coisas de primeira ordem, que nenhum homem pode repetir - ou imitar, com uma responsabilidade por todos os milênios depois de mim, não terá percebido nenhum traço de tensão, mas antes um transbordante frescor e serenidade. Nunca comi com mais gosto, nunca dormi melhor. - Não conheço nenhum outro modo de tratar com grandes tarefas, a não ser o jogo: isso, como sinal de grandeza, é um pressuposto essencial. A mínima coação, a expressão sombria, algum tom duro na garganta, tudo isso são objeçôes contra um homem, quanto mais contra sua obra!... Não é permitido ter nervos... Também sofrer com a solidão é uma objeção - sempre sofri somente com a "multidão" [...]

Livro Transvaloração dos valores.
Uma junção de trechos das abras e pensamentos de Friedrich Nietzsche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário