segunda-feira, 17 de maio de 2010

Woodstock 69

Encontrei algumas fotos de woodstock 69, o qual eu queria muito ter ido.

O festival exemplificou a era hippie e a contra cultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana para meio milhão de espectadores, entre os dias 15 e 18 de Agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos.

Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como uma dos maiores momentos na história da música popular.


Provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e transformando Bethel em "área de calamidade pública". As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.


Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.

Sexta-feira, 15 de agosto; Richie Havens, Swami Satchidananda, Sweetwader, Incredible String Band, Bert Sommer, Tim Hardin, Ravi Shankar, Melanie, Arlo Guthrie, Joan Baez.

Sábado, 16 de agosto; Quill, quarenta minutos para quatro músicas, Keef Hartley Band, Country Joe McDonald, John Sebastian, Santana, Canned Heat, Mountain, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band, Sly & the Family Stone, The Who, Jefferson Airplane.

Domingo, 17 de agosto para Segunda, 18 de agosto; The Grease Band, Joe Cocker, Country Joe and the Fish, Ten Years After, The Band, Blood, Sweat & Tears, Johnny Winter e seu irmão, Edgar Winter, Crosby, Stills, Nash & Young, Paul Butterfield, Blues Band, Sha-Na-Na, Jimi Hendrix.

Adendo: E falando nisso, esse ano vai rolar o tal de SWU chamado de woodstock brasileiro, dizem que ele vai ser todo voltado pra sustentabilidade, o que é bem legal. Vai ter Linkin Park, Pixies, Incubus e Dave Matthews Band, dias 9, 10 e 11 de outubro, em Itu, interior de São Paulo. Espero que tenha muita lama e gente pelada, hahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário